<< Voltar

  • O QUE É O MATRIMÔNIO?
  • É um sinal visível do amor invisível de Deus, manifestado no amor entre um homem e uma mulher que, diante do ministro da Igreja, se entregam mutuamente. O Sacramento do Matrimônio realiza-se mediante a promessa entre um homem e uma mulher, prestada diante de Deus e da Igreja, aceita e selada por Deus e concluída pela união corporal do casal.

    O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE ACONTEÇA O MATRIMÔNIO?

    A um Matrimônio, enquanto Sacramento, pertencem necessariamente três elementos:

    O consentimento livre. Que ninguém obrigue alguém a realizar este ato e que não haja impedimentos para o “sim” livre e verdadeiro. A Igreja espera que a união entre os noivos seja um verdadeiro sinal de amor.
    A concordância com uma união para toda a vida, exatamente porque “o que Deus uniu o homem não separe” (Mt 19,6).
    A abertura aos filhos. A exigência desta disponibilidade para a fecundidade significa que um casal cristão, no âmbito das suas possibilidades, está aberto aos filhos que Deus lhe quiser conceder; os casais que não conseguem ter filhos são chamados por Deus a tornarem-se ‘fecundos’ de outra maneira.

    QUEM SÃO OS MINISTROS DO MATRIMÔNIO?

    No Sacramento do Matrimônio, os ministros são os próprios noivos.
    O Sacerdote ou o diácono invoca a bênção de Deus para o casal, sendo, de resto, apenas uma testemunha de que o Matrimônio foi celebrado nas condições corretas e que as promessas foram prestadas completa e publicamente.

    ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO NA PARÓQUIA SÃO PELEGRINO

    1 - Marcar, pessoalmente, a data e hora do casamento, alguns meses antes, na Secretaria Paroquial.

     2 - A documentação para o casamento religioso deve ser encaminhada na Paróquia onde será realizado o casamento, no mínimo dois meses antes e no máximo seis meses antes.

     3 - Para a documentação: Providenciar o Batistério. Se o batizado foi realizado numa Paróquia da Diocese de Caxias do Sul, solicitar na Cúria Diocesana - Rua Os 18 do Forte, 1771, 1º andar, Bairro Centro, Caxias do Sul.
    Se o batizado foi em outra Diocese, solicitar à secretária onde será realizado o casamento, para mandar buscar.

    4 - Documentação complementar: Uma via da certidão de casamento civil ou do encaminhamento e o comprovante/ certificado da preparação para o matrimônio ( curso de noivos).

     5 - Casamento religioso com efeito civil: Os noivos que fizerem esta opção devem encaminhar o casamento civil no cartório e apresentar na Paróquia o documento fornecido pelo cartório.

     6 - Encontro preparatório da celebração: sexta-feira, oito dias antes do casamento, às 19 horas, após a missa. A Paróquia dispõe do serviço do cerimonial dos casamentos para o bom andamento da celebração. Não há custos extras para este serviço, pois são pessoas voluntárias que se doam para a igreja. Somente esta equipe pode orientar e organizar o ato religioso.
    * Participam do ensaio somente os noivos e pais.
    * Não é permitido a participação do cerimonial particular.
    * Pedimos pontualidade, pois as orientações são passadas pelo sacerdote e logo após pelas pessoas do Serviço do cerimonial.
    * Quando houver mais de um casamento as orientações serão passadas para todos ao mesmo tempo.

    7- Pontualidade é sinal de respeito aos convidados e ao casamento seguinte.

    8 - Na celebração, o noivo e a noiva são as presenças mais significativas. Portanto, justificam-se só duas entradas:
    a) Entrada do noivo com os pais e padrinhos. 
    b) Entrada da noiva com os pais e se tiver, damas e pajens.
        “Não” será permitido entrada especial para pajens e damas.

     9 - A ornamentação é sinal de alegria e festa. Bom gosto fica bem com a simplicidade. Existe um princípio teológico na decoração litúrgica que exprime o valor da nobre simplicidade: “quanto menos, mais”.
    Quando houver mais de um casamento as noivas devem combinar entre si e com a floricultura indicada pela paróquia.
    Floricultura Amazonas - 3222.4644  - Lenir
    Floricultura Guarani  - 3228.7013 – Fernando
    10 - A música ajuda a criar o ambiente religioso, por isso, recomenda-se música condizente para cerimônia religiosa.
    Combinar com a secretária se tem canto, instrumental ou CD.
    O total é de 5 músicas. 
    1ª música: Entrada do noivo, pais e padrinhos
    2ª música: Entrada da noiva, pais (aias, damas e pajens, se houver)
    3ª música: Bênção das Alianças
    4ª música: Assinaturas
    5ª música: Saída
    O título das músicas, suas letras e autor/compositor devem ser entregues na secretaria paroquial para avaliação da equipe de casamentos e sacerdote.

    11 - Fotografia e filmagem: Lembrar de entregar aos fotógrafos e filmadores as orientações e devolve-la preenchida e assinada para a Paróquia.
    12 - Padrinhos: recomandamos o número máximo de cinco casais para a noiva e cinco casais para o noivo. Total de 10 casais.

    13 - Um pedido especial: Não será permitido homenagear os noivos com arroz ou pétalas de flores no recinto ou em frente a igreja. Este costume cria embaraço para os próximos casamentos, encarregados da igreja e também a segurança das pessoas.

    14 - A taxa de casamento: Há uma taxa para a manutenção e serviços da igreja. Parte será cobrada na marcação. 

    (Em caso de desistência, o casamento deverá ser cancelado pessoalmente até cinco meses antes para que o valor, solicitado na marcação seja devolvido.)