Pastoral ou Serviço

 

Contato

Conselho Paroquial

É representado pelos coordenadores de cada serviço paroquial. Normalmente reúne-se a cada dois meses. No Conselho, a paróquia pensa as estratégias de evangelização e sua vida cristã.
Existe um grupo, escolhido pelo pároco, para a cada mês, se reunir com a finalidade de partilhar a vida paroquial e apresentar propostas ao Conselho.

Ana Julia Johan
Bento Alves

Equipe Administrativa

Tem como finalidade auxiliar o pároco a administrar a Paróquia, cuidar da manutenção do templo, bem como da casa paroquial e do salão paroquial. 

Daniel di Diego

 Associação Recreativa São Pelegrino

Tem a finalidade de acolher jovens e idosos para atividades esportivas e de confraternização. Situa-se atrás da Igreja, sob o Salão Paroquial.

Argeu Luís Secco 
Carlos Domingos Susin

Associação de Cultura e Arte Aldo Locatelli - SCALA

Tem a finalidade de cultivar a memória de seu patrono, Aldo Locatelli,  e promover a preservação e divulgação de sua obra existente na Igreja São Pelegrino de Caxias do Sul. É responsável também pela lojinha de objetos religiosos, no átrio da Igreja.

Ivan Furlan

Comunidade de Comunidades

A Igreja é entendida em nossa paróquia como Casa da Palavra, Casa da Eucaristia e Casa do Pão.
Nossa comunidade paroquial é formada por um grupo de  pequenas comunidades, onde os irmãos se fazem ouvintes da Palavra de Deus, meditando-a por meio do método de Leitura Orante da Palavra, adoradores da Eucaristia e fieis servidores da comunhão aos mais necessitados.

Albano e Maristela Toigo

Clube de Mães

Acolhe as mães da Paróquia para trabalhos voluntários e confraternização.

Nilce Rockenbach

Apostolado da Oração

Promover a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, por meio de encontros de oração e reflexão com as zeladoras, a fim de proporcionar e favorecer gestos de solidariedade e promoção da vida.

Eunice Boff

 Capelinhas da Visita Domiciliar

Organiza mais de 170 zeladoras de capelinha que organizam e custodiam as capelinhas de Nossa Senhora, que visitam as casas.

Maria Inês Guarnieri

Encontro de Casais com Cristo – ECC

Promove um encontro anual com casais para refletir sobre o matrimônio e sobre a vida familiar, bem como formar casais servidores na Paróquia. São vários os círculos de casais que, uma vez por mês, se reúnem para rezar, partilhar a vida e conviver.

Caroline Soldatelli e Daniel Di Diego

Grupo de Jovens Filhos da Misericórdia

Reune-se todos os sábados às 18h15min, no Salão Paroquial, para realizar experiências fortes de espiritualidade com os jovens.

Vinícius Dieter e
Luisa Bedin

Grupo de Oração da Segunda 

Nas segundas-feiras à noite, o Grupo de Oração se reúne para proporcionar momentos fortes de encontro com Jesus, a partir da meditação da palavra de Deus e do louvor.

Sérgio Viegas

Grupo de Oração da Quinta

Nas quintas-feiras à tarde, existe um segundo Grupo de Oração para adultos. Ali, procura-se louvar a Deus e crescer na dimensão discipular cristã.

Inês e Terezinha

Pastoral litúrgica 

Reúne-se uma vez por semana, para organizar e pensar as celebrações da Paróquia e também para avaliar as celebrações acontecidas. 

Ir. Italvina Bassani

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística 

Depois de receberem formação adequada, auxiliam nas celebrações da Eucaristia, distribuindo a comunhão para os fieis no templo.

Sérgio Viegas

Ministros leitores

É de fundamental importância que nas celebrações, as leituras da missa sejam feitas com competência. Este serviço organiza cursos de preparação e treinamento para os leitores da Palavra de Deus nas celebrações.

Elói Portolan

Pastoral dos Coroinhas

Esta pastoral visa formar acólitos aptos a servir nas celebrações semanais e dominicais em nossa Paróquia, além de favorecer uma formação humana e cristã da vida.

Jovelina Alves

Pastoral da Acolhida das Missas 

Tem como finalidade acolher as pessoas para as celebrações da Eucaristia dos domingos.

Iraí e José Noronha

Pastoral da Acolhida Permanente

Um grupo de mais de 100 pessoas dedicam-se, por escalas, ao acolhimento dos fieis e dos turistas na Igreja, durante todo o dia. Ao longo do ano, realizam encontros de formação para as lideranças.

Nadir Froelich

Ministros dos Enfermos

Fieis leigos, devidamente preparados, visitam os enfermos da Paróquia, levando-lhes a sagrada comunhão, um consolo e a presença da Igreja.

Rosa Calabró

Pastoral Catequética

Objetiva organizar toda a atividade catequética da Paróquia. Promove encontros de formação para catequistas, bem como auxilia os pais no processo de iniciação cristã de seus filhos.

Maria Inês Guarnieri

Pastoral da Comunicação

Tem como finalidade estabelecer redes entre as pastorais da Paróquia São Pelegrino, bem como criar instrumentos de comunicação com a sociedade (site, assessoria de imprensa, publicações,  etc.)

Beatriz Gonçalves 

Pastoral do Batismo

Organiza o encontro de preparação para o Batismo e auxilia na celebração do mesmo.

João e Maria Cruz 

Pastoral do Dízimo

Além de motivar a equipe do dízimo, que tem como finalidade conscientizar os paroquianos a contribuírem com a Paróquia, esta Pastoral organiza encontros de formação e prestação de contas na Paróquia.

Pedro Teixeira

Pastoral Familiar

Reúne-se uma vez por mês para refletir sobre a Palavra de Deus e também organiza o curso de noivos da Paróquia.

Marisa e Genoir Morás

Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)

Depois de ampla capacitação, as pessoas envolvidas na PPI, visitam sistematicamente os idosos da Paróquia para alimentá-los na fé e na esperança.

Neda Rossatto

Pastoral do Pão Nosso

Mensalmente são distribuídas 150 cestas básicas e fornecidos 1400 almoços para crianças do Bairro Beltrão de Queiroz. A tudo se somam centenas de peças de agasalhos novos e usados, bem como enxovais para crianças.
Tudo acontece graças à coleta feita nas missas do segundo domingo de cada mês, de doações espontâneas e da dedicação e generosidade dos paroquianos, da Equipe do Pão Nosso e do Clube de Mães Sinos de São Pelegrino. Esta pastoral conta com o apoio da Cruz Vermelha do Brasil, seccional de Caxias do Sul e da Pastoral do Bairro Beltrão de Queiroz, para a orientação das famílias beneficiadas.

Armando Ruffato

Pastoral do Esporte

Visa organizar atividades lúdicas, de cooperação e de integração em nossa Paróquia, especialmente com as crianças e jovens da catequese.

Teresinha Mandelli Grasselli

Pastoral Dignidade da Mulher

Destina-se ir ao encontro das mulheres feridas em sua dignidade por encontrarem-se envolvidas com o mundo da prostituição ou em risco de cair neste mundo.

Denise Travi

Serviços dos casamentos

Tem o objetivo de acolher e orientar os noivos, familiares, padrinhos e convidados tanto na preparação como também na celebração religiosa do Sacramento Matrimonial.

Juliana Sperandio e Flávio Macedo